Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Gabriel Andrade

É curioso como, em um texto curto, você conseguiu demonstrar que não entendeu o que o Pedro escreveu, nem o pensamento de Girard ou a teoria mimética. Vou além: parece que você não entendeu nem seu próprio texto, já que reflete exatamente o mecanismo que o Pedro descreveu.

No texto dele, a palavra “inveja” aparece uma única vez e apenas para ilustrar a reação da bolha contra o rapaz do “Dotô Nudiani”. Quando você pergunta “como assim todos têm inveja de tarado?”, fica claro que não entendeu o ponto central do texto: a explicação de como um novo grupo se formou a partir da oportunidade de apedrejar o assediador. Ele não justifica as atitudes do Nudiani, nem diz que todos têm inveja de um assediador; ele apenas mostra como as “bolhas católicas” do Instagram se constroem em um ciclo de ódio direcionado a um bode expiatório.

Quando você vem aqui, indignada e criticando os “olavetes”, na verdade, acaba confirmando o ponto dele: as bolhas da internet tendem a se formar a partir da raiva direcionada a um bode expiatório. Como Girard explica em "Mentira Romântica, Verdade Romanesca", "o que mantinha os salons realmente unidos era a rivalidade com outros salons". Sua bolha só se mantém unida enquanto a bolha "olavete" existir. Se algum dia você sair da linha e disser algo que sua própria bolha critique, provavelmente vai aparecer uma moça, vamos chamá-la de Fruna Brascolla, pra criticar o que você escreveu e formar, em torno do ódio direcionado a você, a bolha dela. Não é assim que essas bolhas católicas acabam se formando? Onde, exatamente, isso coloca o Nudiani como vítima ou sugere que todos têm inveja de um assediador?

Se você tivesse lido o texto com o genuíno intuito de compreendê-lo, entenderia o que ele escreveu. Na verdade, veria que o texto é uma das críticas mais inteligentes à própria bolha católica do Instagram.

Como ele mesmo escreveu: "Primeiro, se você percebe o mecanismo nos outros mas não o percebe em si mesmo, não vai dar nem para começar.

Segundo, se você percebe o mecanismo em si mesmo, então você já começou a relativizar suas sacrossantas opiniões. Você pode abdicar de acusar. Você sabe que dentro de você está um apedrejador, que no episódio da mulher adúltera você não é nem a prostituta nem Jesus, mas um dos apedrejadores."

No mais, veja como eu mesmo me encaixo na própria crítica dele à bolha.

Expand full comment
Avatar de Fabrício Santos

Sinto dizer, mas esse texto foi bem burrinho. Você não entendeu nada do que o Pedro disse, nem da teoria mimética. Se são pessoas com o seu nível de inteligência que hoje escrevem "análises do olavismo" para a esquerda, a vitória já é nossa haha.

Expand full comment
Mais 14 comentários...

Nenhuma publicação